Veja o que fumar realmente faz aos pulmões


Um vídeo mostra em que estado fica um pulmão depois de fumar apenas 60 cigarros.

Todos os fumadores sabem que o tabaco não traz nenhum benefício a sua saúde, mas certamente não sabiam que era assim tão mau.

De fato, muitos fumadores sentem-se melhor ao convencerem-se que só fumam às vezes, para baixar o stress, ou por outro motivo qualquer - são os chamados fumadores sociais.

Em consideração a esse aspeto, o professor Ryan Au, do Yan Chai Hospital Tung Chi Ying Memorial School, em Hong Kong, fez um vídeo após ficar preocupado com o número de alunos do ensino superior, mesmo tão novos, que tinham hábitos tabágicos.

Ele publicou sua filmagem no YouTube, como uma forma de mostrar os prejuízos que o cigarro pode trazer a quem fuma. No vídeo, vê-se uma bomba de ar a inflar dois pares de pulmões de porco, como se estivessem a respirar.

Ambos os pares de pulmões eram totalmente saudáveis no início da experiência. No entanto, a um par é bombeado ar limpo, enquanto ao outro é bombeado ar poluído, equivalente à utilização de 60 cigarros.
No final da experiência, o cientista compara ambos os conjuntos de pulmões e chega a conclusões surpreendentes. No vídeo vê-se que, depois de apenas 60 cigarros, a traqueia fica totalmente escura, como se estivesse queimada.

De fato, é evidente a olho nu a diferença entre os dois órgãos: enquanto os pulmões que foram sujeitos ao ar limpo ainda possuem uma cor rosa saudável, os pulmões de fumadores apresentam a cor alterada para um marrom-amarelado.

Ainda no vídeo, Au também disseca as traqueias e revela que os pulmões dos não fumadores têm uma passagem livre com uma cor rosa pálida, enquanto os pulmões que fumaram possuíam uma traqueia um pouco congestionada e de coloração marrom escura. Confira o vídeo abaixo:

SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial